Vivendo em comunidade numa célula

Uma Igreja não é o prédio, não é a grade de atividades, igreja é relacionamento. E uma das maneiras mais evidentes de viver comunidade é fazer parte de uma célula, de um grupo familiar. Infelizmente, há muita confusão quando se fala em célula.

O QUE NÃO É UMA CÉLULA?

1. A célula não é um culto onde uma ou duas pessoas dirigem tudo e as demais ouvem passivamente. Em algumas Igrejas, um pequeno grupo de pessoas desempenham todas as tarefas, a maioria assiste e critica.

2. A célula não é um clube fechado onde as pessoas procuram apenas a edificação e comunhão de si mesmas. Em alguns grupos, o interesse maior é ter conhecimento intelectual, sem nenhuma conexão com a vida cotidiana.

3. A célula não é um ministério a mais na igreja, como se você tivesse que escolher entre a célula e cantar no coral.

QUAL A AGENDA DE UMA CÉLULA?

1. Evangelismo.
A célula é um grupo de pessoas que se unem para fazer amigos e levar esses amigos a Jesus. A célula faz discípulos e os integra na comunidade. Ela proporciona comunhão, acompanhamento e alimento para o novo cristão. É o lugar em que as pessoas que estão começando um relacionamento com Deus, têm oportunidade de ver o que DEUS faz no meio da sua igreja.

2. Edificação.
A célula oferece um ambiente saudável para o crescimento espiritual. É o lugar em que edificamos relacionamentos fortes de comunhão cristã e também prestamos contas uns aos outros. Aqui encontramos um ouvido aberto, apoio em oração e aconselhamento. Mas, para experimentarem a vida do corpo, os membros da célula precisam vir com a atitude: “Senhor, dá-me algo com que eu possa abençoar a meus irmãos.”

3. Ministério eficaz.
A célula é o lugar em que os cristãos são equipados para o ministério. Ela provê o lugar para descobrir e desenvolver dons espirituais. Há oportunidades ilimitadas para servir pessoas. A célula coloca em prática o princípio bíblico de que todos os crentes são sacerdotes de Cristo.

4. Expansão da base e de liderança.
A célula é a base para a descoberta, formação, treinamento e mobilização de líderes. Um auxiliar de célula vai amadurecendo, torna-se um líder e vai ser instrumento para que outros sejam despertados, preparados e enviados.

A Igreja Presbiteriana de Macaé crê que a resposta de Deus ao mundo perdido é COMUNIDADE – a parceria com Deus e com a família de Deus.

Comunidade é a resposta para a solidão, porque faz que o solitário viva em família. Comunidade é a resposta para as perplexidades da vida, porque a dor de um faz todos sofrerem, a carga de um é levada por todos, a fraqueza de um é fortalecida pela igreja.

É na comunidade cristã que Deus manifesta a sua presença e o seu poder, portanto vamos viver em comunidade uma fé contagiante.